20 de maio de 2010

A trajetória da Psicopedagogia em Florianópolis – Santa Catarina

Parte I
A psicopedagogia surgiu em Florianópolis por volta dos anos 90, com caráter institucional. Pois, foi no Hospital Infantil Joana de Gusmão, atendendo crianças hospitalizadas por desnutrição, que a pedagoga Berenice Helena de Oliveira, começou a receber crianças que apresentavam queixas de dificuldades escolares. (ABPp-SC)
A partir daí ela foi buscar uma formação adequada, no caso, em Psicopedagogia, com Alicia Fernandez, que possui um programa interdisciplinar que atende crianças hospitalizadas na Argentina. Em seguida, Berenice Helena passou a construir grupos de estudos e a criar espaços para estagiárias dos cursos de especialização em psicopedagogia.
Hoje o Hospital Infantil Joana de Gusmão continua contando com o apoio do psicopedagogo e demais profissionais, a fim de “exercer o papel de ensinante, solidificando aspectos relacionais, afetivos, e psicológicos junto à criança e ao adolescente, a sua família e principalmente junto a sua escola” (http://www.saude.sc.gov.br/HIJG/pedagogia/ambulatorio/principal.htm em 05/08/09).
Numa destas reuniões de estudos, certa vez, alguém trouxe uma revista da ABPp, o que causou impacto e veemência bastante forte no grupo, ao ponto de surgir o interesse em construir um Núcleo de Psicopedagogia.
Então se formou uma comissão, na qual Berenice Helena juntamente com mais quatro colegas, Maria Lúcia Almada Fernandes, Lenita Tonera, Silvia Rogéria de Miranda e Maria Deomar Neves em reunião com o Conselho, constituiu em 1997, o Núcleo de Psicopedagogia em Florianópolis.