27 de maio de 2010

A Trajetória da Psicopedagogia em Florianópolis – Santa Catarina

Parte II
Então se formou uma comissão, na qual Berenice Helena juntamente com mais quatro colegas, Maria Lúcia Almada Fernandes, Lenita Tonera, Silvia Rogéria de Miranda e Maria Deomar Neves em reunião com o Conselho, constituiu em 1997, o Núcleo de Psicopedagogia em Florianópolis. Inicialmente o núcleo realizava seus encontros numa sala de recursos humanos do Hospital Joana de Gusmão, depois partir para outros locais.
Mais adiante, foi solicitado na ABPp em São Paulo, a transformação do Núcleo de psicopedagogia de Florianópolis em Seção, o qual foi aceito com sucesso em março de 2000.
A partir daí, estabeleceu vínculos, parcerias entre escolas, clínicas, livrarias, sindicatos e demais profissionais e a seção vão realizando eventos, palestras apoiando cursos, inclusive o curso de formação coordenado por Alicia Fernandez.
A atual diretoria da Seção - SC gestão 2008/2010, conta com cerca de 62 associados sendo 07 deles titulares. A Seção mantém o site sempre atualizado, onde constam inúmeras informações sobre a história da psicopedagogia, sobre eventos culturais entre outros.
Em Florianópolis, os psicopedagogos atuam de diversas formas, vão além das clínicas e dos consultórios, como por exemplo: realizam atendimento domiciliar, fazem consultoria em escolas e empresas, são contratados em instituições de ensino como especialista, trabalham em hospitais, atendem pré-vestibulandos e trabalham com crianças especiais.
Cada psicopedagogo ao interagir com seus colegas e com a comunidade a qual está inserindo, está automaticamente fortalecendo a identidade individual e coletiva deste grupo. Buscando conseqüentemente a valorização de seu trabalho pela sociedade e o reconhecimento legal de sua profissão.