17 de fevereiro de 2010

Aprendizagem Significativa

Para que ocorra uma aprendizagem significativa é necessário que um novo conhecimento se conecte com um conhecimento relevante já existente na bagagem histórica do aprendiz. A partir deste instante as novas informações passam a ser melhor compreendidas e transformadas em novos conhecimentos relevantes. Este procedimento implica em intensa atividade interna por parte da criança.
Uma vez que aprendizagem significativa apresenta-se como um processo dinâmico, a escola deve possibilitar ao aluno diversos caminhos para que a aprendizagem seja efetivada. Permitindo então que o aluno de manifeste através das mais variadas formas de expressão, possibilitando a descoberta e o destaque de suas potencialidades.
Sendo assim, o professor deve planejar suas aulas partindo sempre daquilo que seus alunos já conhecem. Porém, nem sempre é fácil detectar o conhecimento prévio de cada um. As crianças menores, por exemplo, é bem difícil principalmente pelo fato de ainda não fazer uso da linguagem oral. Isto faz com que o professor utilize estratégias de observação bem específicas, como a percepção das expressões faciais, das brincadeiras, dos movimentos entre outros. Já com as crianças maiores, podem ser adotadas estratégias em que sejam utilizadas as múltiplas linguagens.