17 de fevereiro de 2010

Simbolismo Infantil

Simbolismo conceitua-se como uma expressão realizada mediante símbolos.
Da mesma forma com que a criança cria suas fantasias, o adulto mesmo sem perceber, está a todo o tempo simbolizando coisas. Na literatura, na arquitetura, nas artes e no dia-a-dia, em situações bem rotineiras se esta fazendo representações simbólicas. O Cristo Redentor por exemplo, o que passa para a sociedade brasileira? E a Estátua Liberdade o que passa para os americanos? Um cristal, o que transmite? A História das Mil e uma Noites? O que passa? Cada uma dessas citações é repleta de simbolismo, cada qual vista por inúmeros ângulos.
Na relação adulto X criança, mais especificamente professor X criança pode-se citar como um exemplo prático do simbolismo infantil a seguinte brincadeira: Três meninas brincam ou jogam de cabeleireiras. A professora está sentada bem próxima do trio, que depois de um tempo resolvem se aproximar dela e dizerem que gostariam de fazer lhe um penteado. Então a professora resolve aceitar e entrar na brincadeira. E assim se dá um jogo baseado no diálogo simbólico entre as “cabeleireiras” e a professora.