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28 de novembro de 2011

Síntese do texto: DANIEL, Leziany. Introdução ao estudo do currículo da escola primária.

A autora deste texto, Leziany Daniel, possui sua formação inicial, Graduação e Mestrado em Educação pelo Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, e o doutorado pela Universidade Federal do Paraná. Segue na linha da Educação, História e Historiografia da Educação.
Partindo de sua formação, a autora apresenta, de forma bastante sintética e objetiva, um estudo sobre o currículo na escola primária. Tal obra, basea-se nas pesquisas de João Gilberto Moreira, um intelectual catarinense que fez parte do INEP, durante o período designado como Escola Nova.
A obra de deste intelectual, propunha discutir a cerca da constituição do currículo tradicional com as tendências atuais, daquela época, na educação.
Assim discurso construído por Moreira, parecia oscilar entre a tentativa de estabelecer uma relação amistosa entre os pressupostos “tradicionais” e “modernos” do currículo. Tinha também a preocupação em construir uma memória do Movimento pela Escola Nova, incluindo seus intelectuais e os principais projetos instituídos naquele momento. Além da perspectiva de construir um diagnóstico da escola primária brasileira, bem como, a pretensão de elaborar um novo currículo para a mesma.
Com o foco na construção curricular, João Gilberto Moreira, partia do princípio que a criança deveria se desenvolver de forma natural e espontânea. Mas ao mesmo tempo, deveria haver, para a transmissão do conhecimento, um treinamento físico, moral e intelectual, onde ocorressem correções quando necessário, levando as transformações que a educação tinha por finalidade.
Para isto, havia:
- definição de programas
- organização das classes
- estabelecimento de exames e horários
- definição de formas e modos de organização curricular
- total ênfase na formação técnica docente
A partir desta análise, percebe-se claramente que Moreira apresentava-se com uma postura técnica, porém bastante fundamentada. Com esses princípios, estimavam-se alternativas para a mudança do currículo escolar.

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