20 de setembro de 2009

Shantala

Ao se tratar da importância do toque e das relações na construção do esquema e da imagem corporal do indivíduo, falar-se-à da Shantala, uma massagem oriental milenar.
O relaxamento que a massagem proporciona através do contato com a pele de outra pessoa, fazem os músculos relaxarem, restabelecendo a circulação energética corporal.
Se tratando de um bebê, assim que ele completar um mês de idade, ele já pode receber massagens, o que trará momentos ricos de comunicação entre o adulto e o bebê.
A tranqüilidade e o conforto são requisitos para aplicar a Shantala. Então basta sentar-se em um colchonete com as pernas estendidas e colocar o bebê em um trocador. Aplicar óleo nas mãos e friccionar uma na outra para esquentá-las. Durante a massagem, procure olhar, conversar e até cantar para o bebê.
Massagem:
1. Peito
Coloque as duas mãos sobre o centro do peito do bebê. Do centro para fora, deslize as mãos para cada lateral.
2. Braços
Uma das mãos segura o ombro do bebê, como um bracelete, e a outra segura o punho. Vá deslizando a mão do ombro para o punho. Quando elas se encontrarem, trocam de posição: a mão que segurava o punho passa a segurar o ombro, recomeçando o movimento. As mãos vão deslizando e se alterando sempre do ombro ao punho.
3. Mãos
Com seu dedo polegar, massageie do centro da palma da mãozinha em direção a cada dedo.
4. Barriga
Coloque uma das mãos na base do peito e deslize-a em direção ao ventre.
5. Pernas
Faça como fez com os bracinhos, deslizando da coxa em direção aos tornozelos, terminando nos pezinhos.
6. Pés
Massageie com suavidade, pois os pezinhos do bebê são muito sensíveis. Primeiro o seu polegar parte do calcanhar em direção a cada dedinho. Em seguida, passe a palma da sua mão na sola do pezinho do bebê.
Ao final, vire o bebê de costas e recomece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário