Um formato eficaz de gestão do
conhecimento são os mapas mentais e os conceituais. Eles ajudam a sintetizar o
conhecimento de modo a serem visualizados e memorizados com grande facilidade. São
ferramentas que podem ser utilizadas por estudantes da educação infantil até doutorandos e por profissionais de qualquer área. Na vida pessoal também é possÃvel utilizá-los,
para organizações diárias como lista de mercados, festas, atividade fÃsica e
projetos. Agora vamos às diferenças gerais entre eles:
Mapas conceituais: baseado na
teoria das aprendizagens significativas de Ausubel. Um determinado conteúdo é
registrado de maneira dinâmica, basicamente formada por caixas de palavras conceitos
e interligados por frases chaves chamados de proposição.
Mapas Mentais: funcionam
exatamente como o cérebro, partindo de um centro com ramificações ou conexões
coloridas, com palavras, desenhos, sÃmbolos...
Curiosidade: No século XV
Leonardo da Vinci já registrava seus estudos e suas descobertas através de
mapas mentais. Vários de seus registros foram encontrados neste formato. Surpreendendo
pela maneira em que ele mesmo exercitava seu cérebro ao estimular tanto o
hemisfério esquerdo como o direito, de acordo com suas percepções e
necessidades.
Taisa Canabarro
1º mapa- Exemplo de Mapa Conceitual
2º mapa- Exemplo de Mapa Mental
Fontes dos mapas:
1)imgdii=_&imgrc=oqx41CWXwB8-8M%253A%3BqJruWRiKDplR0M%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.concursospublicos.pro.br%252Fwp-content%252Fuploads%252F2011%252F07%252Fconcursos-p%2525C3%2525BAblicos-mapas-mentais-direito-constitucional-elementos-da-constitui%2525C3%2525A7%2525C3%2525A3o-prof-leo-van-holthe.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fwww.concursospublicos.pro.br%252Fduvida-do-candidato%252Fconcursos-publicos-mapas-mentais-como-fazer-aprendizagem-estudos%3B1024%3B786
2) http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fs3.amazonaws.com%2Fmagoo%2FABAAAA1wsAL-0.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.ebah.com.br%2Fcontent%2FABAAAA1wsAL%2Fimagem&h=491&w=696&tbnid=m1UDMe5mo43UjM%3A&zoom=1&docid=P535J-_qccRZlM&ei=hii1VMyCJ-2xsASfzYKIDg&tbm=isch&ved=0CC0QMygSMBI&iact=rc&uact=3&dur=727&page=2&start=8&ndsp=12
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