Páginas

20 de fevereiro de 2012

Bernard Charlot - Coeb 2012 - Parte 2


Outro palestrante muito esperado nesse congresso em Florianópolis era Bernard Charlot. Pesquisador francês radicado no Brasil atua na educação aliando filosofia e sociologia. Trabalha com as questões que movem o sucesso e o fracasso escolar e a relação do sujeito com o saber.
No Coeb 2012, Charlot trouxe um ponto crucial da relação do jovem com o saber ao colocar que não é a posição social do sujeito que motiva-o a desejar estudar ou não, mas sim a condição social subjetiva, ou seja, depende daquilo que ele quer para a vida dele. Sendo assim, cabe a escola encontrar as ferramentas específicas que sejam capazes de mobilizar seu saber. E evidentemente, eu acrescento a parte que cabe a família também, que consiste em dar o exemplo ou quando isso não for possível, que ao menos contribua motivando-o a encontrar uma objetivo para sua vida, ou ainda, uma meta a ser encontrada. Pois pouco adianta de apenas um dos ambientes que o aluno esta inserido trabalhar a seu favor. Como fala-se de um ser em formação, é necessário que se somem um conjunto de forças a fim de se alcançar um resultado eficaz e em tempo hábil.
Fonte da Imagem: http://revistaescola.abril.com.br/img/formacao/bernard-charlot.jpg

Na próxima parte, veremos o que a palestrante de Florianópolis apresentou sobre a linguagem e a relação entre os bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário