O Supervisor Escolar e/ou o Coordenador Pedagógico é um líder que atua possibilitando o progresso de todos os envolvidos na instituição escolar. Isto inclui não apenas alunos, professores e funcionários, mas também os pais e toda comunidade em geral. Ele contribui de forma a desenvolver as potencialidades dos profissionais da instituição que, por sua vez, somado aos esforços e a dedicação de cada um, se pode atingir uma melhoria na qualidade do processo ensino aprendizagem de seus alunos. Para isso, é necessário que cada instituição possua uma Proposta Político Pedagógica (PPP) viva, que esteja em constante movimento, presente na rotina da escola. Proposta tal, que hoje as Leis de Diretrizes e Bases (LDB), convida a todos os envolvidos a participarem de forma coletiva, sob a mediação do Supervisor Escolar e/ou do Coordenador Pedagógico. Este documento deve conter dados e informações precisas e atuais sobre o contexto total da escola.
Dentro do PPP, encontra-se o currículo, que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) entende como:
“...as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes. Currículo associa-se, assim, ao conjunto de esforços pedagógicos desenvolvidos com intenções educativas.” (Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura - MEC)
Além disto, ainda há o currículo oculto, que o MEC define como: “...currículo oculto, que envolve, dominantemente, atitudes e valores transmitidos, subliminarmente, pelas relações sociais e pelas rotinas do cotidiano escolar. Fazem parte do currículo oculto, assim, rituais e práticas, relações hierárquicas, regras e procedimentos, modos de organizar o espaço e o tempo na escola, modos de distribuir os alunos por grupamentos e turmas, mensagens implícitas nas falas dos(as) professores(as) e nos livros didáticos. São exemplos de currículo oculto: a forma como a escola incentiva a criança a chamar a professora (tia, Fulana, Professora etc); a maneira como arrumamos as carteiras na sala de aula (em círculo ou alinhadas); as visões de família que ainda se encontram em certos livros didáticos (restritas ou não à família tradicional de classe média).” (Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura - MEC)
Partindo destes conceitos, O Supervisor e/ou o Coordenador Pedagógico, é quem vai mediar o conhecimento a ser estruturando, juntamente com sua equipe. Aliando a proposta colocada pelo MEC, com a realidade e as necessidades encontradas em sua instituição escolar. Lembrando sempre dos temas transversais que permeiam toda nossa cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário